-->

terça-feira, 19 de junho de 2012

São João de Sergipe




Ola pessoas da Terra,

Como boa Nordestina e Sergipana com orgulho, vamos falar de SÃO JOÃO.
Eu somente posso falar sobre a festa aqui do meu estado, digo e afirmo, que é a festa mais esperada do ano...AMAMOS SÃO JOÃO. temos um ditado que diz: Se Deus é brasileiro, São João é sergipano.
As festas juninas aqui no estado começa no mês de Junho e vai ate meio de agosto com as ressacas. Por isso vou colocar aqui uma ideia do que é  e como é nossos festejos juninos.

Nas ruas mais tradicionais, enfeitamos com bandeirolas e fechamos a rua, cada morador leva um prato tipico, ascende-se fogueiras, as crianças soltam seus fogos, vestem-se com roupas tipicas e tudo é lindo. temos o Forrozão que é a abertura dos festejos que acontece em meados de Maio, temos  arraiás  como o do Arranca Unha, rua de São João, shows como forró do Kabrunko, Forró das Antigas, Forró Siri, Forró do Candeeiro e muitos outros.
As fogueiras são acessas no dia de São João, porem, no dia de São Pedro e Santo Antonio, existe a tradição de, se há na casa algum morador com o nome de Antonio ou Pedro tem que colocar uma fogueira, então nesses dias voce vera nas portas de algumas casas fogueiras acessas.
Outra curiosidade é que nossas fogueiras são colocadas em pé e não em forma de quadrado. Reza a lenda que se a fogueira cair virada para a porta da casa, no período de um ano um morador daquela casa ira morrer.

 A maioria dos pratos são feito de milho: Mungunzá ( canjica no sudeste), Canjica ( cural no sudeste), Pamonha, Milho assado e cozido, Pipoca, Laranja, Bolos de milho, leite e macaxeira, Quentão, Pé de moleque (aqui o nosso pé de moleque é feito de coco) Beiju, Amendoim ( cozido e seco ao sol) e Licor. Aqui tudo é farto ( e para quem não sabe, é o ano todo).





Bolo de macaxeira, o diferencial é que nosso bolo nao é seco, ele tem essa calda por cima.

As roupas para os meninos é camisa xadrez, calça, bota e chapéu, já as meninas são os vestidos.  Aqui quanto mais longo e rodado o vestido, mais bonito ele é, nas quadrilhas juninas escolares existe uma disputa para ser a  rainha do milho (o ponto máximo do glamour),rainha da pipoca, cangaceira , noiva e a caipira. As meninas não usa em seus vestidos as Ceroulas ou Cauçolas ( como se diz aqui), mas uma vez digo, o vestido é longo e muito rodado.




A quadrilha junina é levada a serio, aqui se diz com orgulho que é um quadrilheiro profissional




continua...

FELIZ SÃO  JOÃO.  

PS: Ouvi uma vez de um turista o quanto é interessante ouvir Feliz são João, 
como se fosse um feliz Natal ou Ano Novo,
 isso só mostrar o quanto os festejos juninos é importante para nos.

Vai ser bom voces verem a continuação: São João Sergipe 2 e Sergipe é o país do forró

2 comentários:

  1. SERGIPE MERECE UMA FESTE JUNINA DESSA. PARABÉNS AOS SERGIPANOS E CONTINUE ASSIM.MARTA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marta, tbm acho e faço o que posso para minha cultura não se perder em pag de pesquisa, livros e fotos. XEROS menina

      Excluir

Obrigada por comentar o post ;-)