-->

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Amamentação e Angustia

Ola pessoas...

    "O que vou dizer aqui pode parecer um pecado, blasfêmia ou qualquer outra coisa, de repente podem ate querer jogar pedras em mim, mas... tô nem ai!! Acredito que isso não aconteceu somente comigo".

    Vejo em muitos blogs, revistas, entrevistas e etc, falando do bem da amamentação tanto pra mãe como para o bebe, dos benefícios, do prazer, da alegria que é maravilhoso, que liga a mãe ao filho e blablablá. Eu concordo com tudo isso em partes, é tudo muito lindo e maravilhoso para algumas, e eu não fui uma delas. Amo meu filho e o alimentei ate o máximo que pude ou seja ate a fabrica fechar, mas dizer que é a melhor sensação da vida, pra mim não foi, sentia angustia uma agonia, não sei explicar bem, parecia uma inquietação. Não senti dor, nem meus seios ficaram duros e nem racharam os mamilos, mas não gostava de amamentar e ponto. Fazia porque sabia que tinha um serzinho gerado por mim que precisava do meu liquido sagrado para crescer forte e saudável, e foi o que fiz com toda a boa vontade que existia dentro de mim.
    Estar gravida é uma sensação unica, não se explica e amamentar também. Muitas amigas perguntavam enquanto gravidas, se era normal isso ou aquilo? o que eu sentia e muito mais...respondia da melhor forma tentando explicar o inexplicável e quando chegava na parte da amamentação sempre vinha o olhar de reprovação, parecia que eu estava excomungando meu filho, somente porque eu dizia que não sentia prazer algum de amamentar. Pera aí!!!!!!!!! seria muita hipocrisia minha mentir, só porque as pessoas acham que devemos ver somente benefícios em determinadas coisas, só porque a revista quer, a sociedade quer.
    Sei que tem muitas mulheres que sente ou sentiram o mesmo que eu, mas por vergonha ou medo de se acharem um monstro não diz nada. Digo isso porque foi o que eu senti no incio, eu me perguntava: CARACAS isso é normal?! Eu sou uma péssima mãe! e pensei coisas ate piores, ate me convencer que é normal, que eu não deveria ser a unica no mundo a sentir angustia ao amamentar, que não deixarei de ser mãe ou seguir com as obrigações e prazeres da mesma somente por conta disso.
    Tenho uma ótima relação com meu filho, ele é normal e bem tranquilo por sinal, não é um revoltado sem causa só porque a mãe não gostava de amamentar.
    Então, se você sente ou sentiu o mesmo que eu, não tenha vergonha de falar, se alguém não gostar ou lhe criticar manda morder a testa. Se você sente ou sentiu o que a grande maioria diz; Parabéns pra você!

    ENTÃO é isso. Ninguém é menos mãe somente porque não sentiu prazer em amamentar e ninguém tem o direito de julgar, porque essa que não gostava de amamentar pode ser bem melhor e zelosa que você, ok?!
    Vamos respeitar o não prazer de cada uma, e se alguém um dia te dizer o que eu digo agora, escute-a, conversem, respeite a opinião alheia, mude o assunto para experiencias mais legais. Quer um exemplo? Trocar fraldas, esse é um assunto mais legal e até divertido, e não vai rolar stress no fim do dia ( eu garanto ;-)).
Deixo claro que sou a favor da amamentação (só não foi legal pra mim)e se você tem leite de sobra doe, tem mães que precisam.

BJOS  e XEROS
               

23 comentários:

  1. eu tbm me sinto assim, mesmo continuo amamentando minha filha ja tem 10 meses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, feliz por saber que não sou um ser esquisito no mundo. :)

      Excluir
  2. Estou gestante e me sinto assim, achava que era louca, rs mas não é isso, só não gosto da ideia de amamentar. Mas não vejo a hora de ver o rostinho do meu bebe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o meu caso foi diferente, enquanto gravida queria muito amamentar meu filhote, me via sentada naquelas cadeiras lindas, igual a comercial...Mas quando ele nasceu...ja na primeira mamada senti algo estranho...uma agonia ...Saiba que nao lhe julgo, mas pense bem, é importante p o bebe seu leite. bjos

      Excluir
  3. Oi, entrei aqui pq estava justamente pesquisando se alguém sentia isso tbm, pq tbm fiquei confusa a respeito. Amo meu filho, adoro a carinha dele me olhando enquanto mama mas, não adianta, a angústia é tão grande q chega a doer por dentro, sei lá como explicar, é horrivel... O q ajuda um pouco é beber água, entao sempre tenho uma garrafinha cheia por perto nessa hora... Enfim, bom saber q não sou só eu... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, escrevi esse texto pq tambem procurei, queria saber se eu era anormal, louca ou simplesmente uma mãe má. Hoje meu filho tem 14 anos e levei todo esse tempo com essa dor no meu peito, me sentindo um monstro ate ver que sou melhor do que muitas mães.

      Excluir
  4. eu sinto a mesma coisa...
    tenho medo de estar entrando em depressão...
    bom saber q não sou a única...
    fico mais tranquila...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi... também me senti sozinha e um monstro...e saber que existe outras pessoas que sentem ou sentiram o mesmo que eu me trás um alívio.

      Excluir
  5. feliz con o que ncontrei aqui Lic, estou inclusive recomendando o blog, vi outra coplega travar uma batalha pra amamentar e ja dai eu to com mt medo dessa px etapa que eh a amamentação. bom bora que bora ne, e que venha o touro.kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Hanna... tenho ate outras coisas p postar (em breve faço isso). obrigada por recomendar. bjos e Bora que bora...PS: estar gravida é um momento unico e inexplicável...

      Excluir
  6. continuo na duvida. a inquietaço que vcs se referem é fisica ou piscologica? no meu caso eh incomodo fisico. o amamentar mas algumas vezes da uma inquietaçao no corpp, nas pernas, da vontade de slltar de sakr correndo, de me coçar.. sei la. estranho,dificil de explicar. senti isso dos dois filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Anônimo, comigo aconteceu das duas formas...a inquietação física foi igualzinha a sua. A psicológica é que me dava uma angustia por dentro, a respiração pesava... é difícil de explicar.

      Excluir
  7. e depoiis passou e agora estou entrando no oitavo mes da terceira gestaçao e ainda amamento o de 1 e 7 meses, q eh o segundo. Ja havia parado de sentir esse incomodo ha seculos e agora voltou.

    ResponderExcluir
  8. Que bom saber que não estou sozinha sentindo essa sensação horrível de vazio ao amamentar. Mais aliviada. Tenho 4 filhos e senti isso em todos. Amo meus filhos mas a sensação é muito ruim.

    ResponderExcluir
  9. olha, se depender do parto, eu teria 10 todos normal, amei a experiência mas, se depender de amamentar, não quero mais. Sinto isso também e fico muito mais muito triste.Ele começa a mamar e e eu não vejo a hora dele parar. Quando para eu fico chateada porque não sei se ele mamou o suficiente. Isso me irrita pois sei que ele precisa de mim mas mesmo tempo quero tacar um NAN ou APTAMIL só para ele me largar. Que triste :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ri bastante com o tacar o NAN...me veio bastantes lembranças...
      Obrigada pelo seu desabafo

      Excluir
  10. Qdo eu começo a amamentar eu sinto uma angústia, uma tristeza, uma sensação horrível mas a medida q minha bebê vai sugando o leite essa sensação vai passando até q termina logo, bem antes da mamada terminar. Eu achava q era coisa da minha cabeça, q aquela sensação não existia de fato, por isso resolvi a pesquisar se outras mamães já tinham tido a mesma sensação, foi até q descobri este post e lendo-o me senti aliviada de saber q isso é real. Eu não sinto dores no peito e não tive nenhum problema nos mamilos como rachadura e outros. Tb não tenho depressão pós-parto. Mas mesmo assim sinto essa angústia no início de cada mamada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a sensação dura pouco tempo.

      Obrigada pelo desabafo, sei que no futuro ajudaremos outras maes.

      Excluir
  11. Ah, sempre tbém é no início da mamada e depois vai passando. Gostaria de saber o que isso significa, pois deve ter um significado, uma causa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, deve haver uma resposta.
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  12. Eu sinto também uma forte angústia ao amamentar, principalmente no início da mamada.gostaria de entender o porque isso acontece. Meu bebe está com 4 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem queria entender e poder lhe ajudar.
      Espero que encontre a resposta e tbm nos ajude.
      Bjos e obrigada pelo comentário.

      Excluir

Obrigada por comentar o post ;-)